Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2009

recursos energéticos renováveis

 

Portugal é um país rico dos recursos energéticos renováveis, pois a nossa situação geográfica, o relevo e o clima são factores que influenciam a esta situação.
Existem seis tipos de energia renovável, sendo estes:
·                  Energia solar, energia produzida a partir radiação do sol, Portugal é dos países com maior radiação solar da Europa, existem dois tipos de energia solar foto voltaica (produção de energia a partir do luminosidade do sol) e solar térmica (produção de energia a partir do calor do sol), este recurso pouco aproveitado.
·                  Energia eólica, energia produzida a partir do vento, Portugal não é dos países mais ventosos, mas tem condições bastante favoráveis onde tem criado parques eólicos o Norte e centro onde o relevo é mais acidentado.
·                  Energia geométrica, energia produzida a partir do calor emanado do interior da terra, Portugal têm condições já que as nossas ilhas se formaram a partir de actividades vulcânicas.
·                  Energia biomassa, energia produzida a partir de matéria orgânica
·                  Energia maremotriz, produzida a partir da força das marés, Portugal tem uma grande potencialidade pois somos banhados de água de note a sul e ocidente
·                  Energia hídrica, energia obtida a partir da potencial de uma massa de água.
 
Como podemos ver Portugal tem grandes potencialidades para aproveitar estes recursos, como por exemplo de produção de energia eléctrica, aquecimento de águas a partir da energia solar.
Então porque Portugal não aproveita estas riquezas, pois países nórdicos com muito menos luminosidade, tem um aproveito desta fonte com grandes percentagens de produção de luz a partir destes recursos. Também continuamos a depender muito dos recursos energéticos não renováveis pois nos cais somos pobres as minas de carvão esgotaram, petróleo não temos que somos dos países que mais depende deste mineral, actualmente começamos a consumir gás natural. Também de referir que estes recursos esgotam-se e por isso, neste caso do petróleo que cada vez há menos e os preços sobem atingindo valores de topo. Temos urânio com alguma quantidade mas, não temos base nucleares e o preço no mercado externo não compensa no qual termos prejuízo, pois não é só ter urânio pois teremos de pagar a mão-de-obra no qual termos encerrado as minas, também de ter em conta que estes recursos são inimigos do ambiente pois são grandes polidores. Então porque Portugal como é tão rico em recursos energéticos não renováveis (estes sendo amigo do ambiente) porque não utiliza-los para reduzir a dependência e os gastos que temos dos renováveis, talvez porque é necessário um grande investimento económico coisa que Portugal está a ser afectado por uma grave crise e “não convêm muito”, Também num exemplo lógico como um carro normal que utilize os combustíveis fosseis e outro com energia renovável este muito mais caro tendo vantagens no futuro no qual reduz os gastos a nível de combustíveis, pois este com dois motores uma bateria sendo recarregável, esta quando recarrega passa automaticamente para os combustíveis, este carro sendo muito menos poluente sendo que só utiliza combustível em segundo caso e mais económico, mas este carro sendo muito mais caro e não só, em caso de uma emergência este não atinge altas velocidades, por isso o que leva ao comprador a optar pelo outro, também de referir na situação económica que os portugueses se encontram.
 
Tiago nº 27.
publicado por rataofabiao às 20:37
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. Radiação Solar

. recursos energéticos reno...

. Os Recursos do subsolo

. Recursos Minerais

. Democracia Ateniense

.arquivos

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds